quinta-feira, 31 de julho de 2008

Plantão

De acordo com o Aurélio plantão quer dizer:Serviço noturno ou em dia ou horas normalmente sem expediente em redações de jornais, hospitais, fábricas.

De plantão: À espera.

No Houaiss:

Serviço noturno ou em horas normalmente sem expediente em hospital, farmácia, fábrica, redação de jornal etc. Militar de serviço junto a um oficial superior, que fica plantado, para cumprir ordens; sentinela fixa, sem armas.

Bom, na prática, no dia a dia do repórter policial as coisas não acontecem assim, não necessariamente nessa ordem. Plantão de coleguinhas quer dizer : horas a fio na porta de delegacias, hospitais, batalhões de polícia, entrada de favelas, porta da casa de investigados, vítimas, etc e.........quase sempre sem sucesso. A dura rotina do plantão do caso fulano de tal poderia até virar um martírio para os nobres "coleguinhas" mas, escolada de plantão do jeito que estou, já vi de tudo.

Plantão de coleguinhas, seja em qual caso for é atípico: jornalistas sentados no chão, alguns agora com laptops no colo, gravadores, microfones, blocos, canetas, etc. E haja história para contar. Nas horas que nunca passam a criatividade do pobre do repórter que quer conseguir uma linha de novidade para o tal " badalado caso do momento", não faltam receitas de bolo, de uma comidinha light nova, atitude dos filhos, maridos e esposas e, muitos causos de antigamente sempre lembrando coleguinhas que cometeram algum mico. Não falta quem saque da bolsa uma lixa de unhas ou algo parecido. Nessas horas, na falta de notícia a única coisa séria é que quando falta assunto é sinal que o plantão já está um saco. Mais chato ainda quando o nobre coleguinha que trabalha pela manhã passa horas a fio na porta de alguma delegacia ou algo parecido e ...........a notícia só acontece à tarde, quando sua rendição ( palavra quase escassa no jargão das chefias) chega.

Plantão que é plantão chama a atenção de curiosos. Jornalistas parecem animais em zoológico. Todos param para observar e fazer aquela perguntinha básica: o que está acontecendo aí? Mataram quem? Dá vontade de dizer que mataram a Xuxa.

Jornais e livros também quase já perderam a sua popularidade nos plantões. Todos se confraternizam nessas horas até porque a leitura deixa o ser meio que isolado. Então nesses plantões vale de tudo: oferecer chicletes, pedir lanche no Mac Donald´s quando o plantão passa pelo horário do almoço. Comer sentado na calçada e ainda por cima ouvir a cara amarrada do delegado, ou outro qualquer persnogem dizer que NÃO PODEMOS FICAR NAQUELE LUGAR. QUE NÃO PODEMOS SENTAR EM DETERMINADO ESPAÇO E PEDIR PARA NOS RETIRARMOS. O único problema é que até cachorro entra nesses locais menos o pobre do jornalista.

Enfim acho que depois de tanto lamento deixo aos nobres colegas a seguinte sugestão: adicionar aos dicionários à explicação de plantão que em caso de jornalista signfica sofrimento, horas a fio sem notícia, sem resposta nenhuma e foras homéricos de fontes. Mas como todo jornalista tem talento para se sair bem em qualquer situação, plantão também significa diversão, confraternização e muitos, mas muitos causos para contar.

Nenhum comentário: