segunda-feira, 14 de julho de 2008

COMENDO NA RUA

Que repórter rala e muito, isso não é novidade. Mas no dia a dia da ralação, repórter que também é gente e precisa comer, sempre acaba dando um jeitinho. Entre um plantão e outro, uma entrevista e outra, um tiroteio e uma operação e outra, acha lugares inusitados onde nenhum cidadão comum pararia para comer. E o pior, ou o melhor, é que se algum crítico ou repórter de gastronomia freqüentasse esses lugares, eles iriam provar e aprovar até o mais simples "Prato Feito". Começo então aqui a postar o circuitão gastronômico de quem trabalha na rua. Se alguém lembrar de mais algum lugar onde a comida, o salgadinho ou petisto não podem cair no esquecimento, não deixem de postar as sugestões. Também não posso esquecer de citar que esses endereços não servem para o grande " Bartô" do Jornal O Dia. Bartô não come, não almoça nunca. Só come biscoitos e pão. Claro que mais tarde vale um tópico só para o circuito biscoito de Bartolomeu Brito. Abaixo alguns que lembrei:

Feijoada da Vila Cruzeiro-
Depois de passar dois meses indo todos os dias para a Vila Cruzeiro ou Complexo do Alemão, não tinha como esquecer da feijoada do BAr do Fernando, feita pela Dona Lúcia, na Vila Cruzeiro. Com apenas R$ 3,50 pode-se comer uma feijoada maravilhosa, inclusive com carnes nobres.

Comida a quilo no bar de cadeiras amarelas na Vila Cruzeiro - Esse bar com comida a quilo caseira e honesta virou praticamente uma sala de imprensa. Tinha coleguinha ligando até laptop lá para transmitir foto enquanto almoçava.

Pensão pé sujo no meio da rua perto da 22 DP (Penha) - essa pensão pé sujo de comida muito honesta e limpa virou também banquete para os nobre coleguinhas que ficam horas esperando a matéria na porta da delegacia.

Empada ao lado da delegacia de São Cristóvão -
É a melhor empada de camarão que já comi. Cobertura de ocorrências na 17DP significa dar uma passada no boteco ao lado e comer a empadinha da portuguesa que é uma delícia.

Pastel da feira do Leme -
Na cobertura da guerra do Chapéu Mangueira, o pastel ficou famoso entre os coleguinhas. É na feira do Leme. Imperdível. Quem vai lá come pastel, bolinho de aipim e ainda escuta depoimentos de moradores sobre a guerra na favela, em off claro.

Pastel do Jacarezinho -
Na birosca na entrada da favela, pela Avenida Suburbana. Pastel de carne maravilhoso. Aliás cobertura de favela sem birosca com pastel não existe.

Picanha de Duque de Caxias-
Fica na Washington Luiz. Picanha bem servida onde o dono pergunta até se a imprensa quer mais e isso sem cobra extra.

Mega Mate da Rocinha
Bom esse não tem nada de diferente para comer além do pão de queijo mas virou unanimidade entre a imprensa quando vai à Rocinha.

Barraca do Aconchego da Feira dos Paraíbas-
Hábito meu e de meus colegas de plantão de fim de semana. Tem uma carne de sol com aipim maravilhosa e barata.

Picanha do Vidigal -
Churrasco a quilo, na ladeira, na subida da favela. Picanha bem cortada e deliciosa. Os acompanhamentos também são gostosos, bem feitos e sem muita gordura.

Bifão da Cadeg -
É um dos melhores e mais bem servidos que já comi. Um bifão com fritas que dá para dois com folga. Sem contar o cozido das quintas-feiras que também é uma delícia e dá para três.

Tia Maria na Barra-
Parada obrigatória de quases todos os colegas de imprensa que por um acaso vão fazer matéria na Barra da Tijuca. Fica em frente à dp da Barra. Prato comercial super em conta e a Tia Maria conhece quase todos que lá param para comer

Conforme eu for lembrando vou postando aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Tem um onde é impossível não comer quando tem de fazer plantão no Complexo de Gericinó. Na época em que havia muita rebelião por lá, todo mundo comia no Bar da Loura.

Quando o Exército resolve aprontar na Providência e fazemos plantão lá, nada melhor que o boteco dos bolos. Um boteco juntinho à Praça Américo Brum, onde se vende bolos de tudo quanto é sabor e um pudim de leite muito bom também.

Nos dois casos (e em vários outros), só não se deve ir ao banheiro antes de comer.

Ah, o bolinho de bacalhau da Adega D´Ouro, em Vicente de Carvalho, é famoso. Quando tinha matéria no Morro do Juramento, era lá que a gente parava. Durante o tempo que morei lá por perto, virei freguesa. Faz fila para se comprar a massa do bolinho na véspera de Natal.

FemAle Talita disse...

E aquela da comida nordestina em Nova Iguaçu???? Fico até com raiva quando vou praquelas bandas e não dá tempo de cair dentro... Com direito a um pudim delicioso de sobremesa.